MPOX - COMO SE PREVENIR?

 A Mpox é uma infecção viral aguda causada pelo vírus Mpox que afeta animais e seres humanos. Os sintomas incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, erupções cutâneas e inchaço dos gânglios linfáticos. O início habitual dá-se entre 5 (cinco) a 21 (vinte e um) dias após a vítima ter ficado exposta ao vírus. A duração dos sintomas é de duas a quatro semanas, e se não for tratada adequadamente pode levar o portador da enfermidade à morte.


Uma das características mais evidentes da Mpox é a formação de erupções cutâneas planas, aparentemente de cor vermelha, que mais tarde se convertem em bolhas com pus e crostas. Se você viajou ou pretende viajar para áreas de risco, procure se informar com um infectologista de sua confiança sobre os cuidados que você deve tomar.

Pelo fato dessa enfermidade ter condições semelhantes a outras como a varíola e a varicela, uma das prevenções é a vacina contra a varíola. A transmissão da Mpox ocorre através do contato com sangue, fluídos corporais ou erupçõe cutâneas de pessoas ou animais contaminados. É possível que a transmissão ocorra também através de objetos contaminados ou ao respirarmos gotículas de saliva durante a fase contagiosa da Mpox, isto é, a fase mais sintomática.

Procure se informar com a Secretaria de Saúde de seu município ou com as autoridades de saúde mais próximas sobre a Mpox. Vale lembrar que a transmissão ocorre entre as pessoas, sobretudo em momentos íntimos ou quando elas estão próximas a alguém que esteja contaminado.

Portanto, atenção aos sinais e não deixe de cuidar da saúde!
_ _ _ _

Referências:

(1) A OMS recomenda novo nome para a varíola dos macacos. OPAS - Organização Pan-americana da Saúde. OMS - Organização Mundial da Sáude. Data de publicação: 28-12-2022.

(2) Secretária da Saúde da Prefeitura de Sorocaba.

(3) CMAE - Centro Municipal de Atenção Especializada. Prefeitura de Sorocaba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS DE INGLÊS PARA A ÁREA PROFISSIONAL - Idioms for Professional Area